ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SNTATA CATARINA
1ª GERED
E.E.B. SARA CASTELHANO KLEINKAUF
PROFESSORAS: CLECI MARIA WATHIER DA SILVA e MARCIA
GABIATTI MORTARI.
DISCIPLINA DE ARTES
PLANO DE ENSINO 2013
JUSTIFICATIVA
De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, a
disciplina tem como pressuposto a Arte que gera conhecimento. A mesma
relaciona-se com as demais áreas do conhecimento desenvolvendo o
pensamento artístico e a reflexão estética. Deste modo, a
disciplina transitará pelas diferentes linguagens artísticas
(visual, musical, dança, cênica e áudio-visual), buscando sempre
fundamentar-se na concepção da criação, fruição, leitura,
produção artística e contextualização. Neste sentido,
desenvolverá os conhecimentos estético-artísticos através da
sensibilização, permitindo e investigando a utilização das
inúmeras possibilidades de expressão, bem como a reflexão a
respeito da arte produzida culturalmente e em seus diferentes
contextos-(locais, nacionais e internacionais), sendo que de acordo
com o que diz a LDB, o ensino da arte é obrigatório e o professor
atuará nas especificidades de sua formação.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos educandos, através do ensino das artes
(visuais, cênicas, dança, musica, audiovisual), diferentes
possibilidades de reflexão, compreensão, expressão, elaboração e
reelaboração dos conhecimentos artísticos e culturais importantes
para o desenvolvimento da sensibilidade, do conhecimento histórico,
artístico e cultural do educando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Oportunizar a vivência de sentimentos, emoções,
expressões e criações, desenvolvendo globalmente a personalidade
do aluno, formando uma consciência ativa em relação a sua vida e
ao meio que rodeia.
* Desenvolver as linguagens artísticas, proporcionando
ao aluno desenvolver uma linguagem própria, desenhando, pintando,
construindo, modelando, esculpindo, encenando e cantando.
* Proporcionar o entendimento e a apreciação da arte
como expressão e comunicação sendo também instrumento de
valorização cultural.
* Proporcionar o desenvolvimento do pensamento artístico
onde o aluno amplia sua sensibilidade, percepção e imaginação.
* Desenvolver as expressões corporal, musical, oral,
plástica e escrita, trabalhando a totalidade do aluno, além de
respeitar suas especificidades.
* Desenvolver nos alunos a criticidade ao fazer a
leitura e a releitura das imagens do cotidiano bem como compreender
suas múltiplas possibilidades.
* Colaborar na formação de educandos que sejam capazes
de elaborar seus próprios conceitos, valores, que desenvolvam suas
habilidades de saber olhar, ouvir, observar, ler, refletir e debater
sobre questões sociais, políticas, econômicas e ideológicas que
se produzem na totalidade.
* Refletir artisticamente as imagens elaboradas da
leitura real, através dos elementos formais da plástica, da música
e da cênica.
* Contribuir na educação estética do ser humano.
*Compreender as diferentes manifestações culturais,
reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens e expressões;
*Realizar produções artísticas individuais ou
coletivas, nas diferentes linguagens da arte (música, visuais,
dança, teatro, e audiovisuais)
*Apreciar produtos de arte em suas várias linguagens
desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
*Analisar, refletir e compreender os diferentes
processos da arte, com seus diferentes instrumentos de ordem material
e ideal, bem como suas manifestações sócio-culturais e históricas.
* Conhecer, analisar, refletir e compreender conceitos
culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, seja
ele de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico,
semiótico, científico e ou tecnológico.
* Perceber, refletir, respeitar e preservar as
diferentes manifestações de arte em suas múltiplas funções-
utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo como
patrimônio local, nacional e internacional, que se deve conhecer e
compreender em sua dimensão sócio-histórica.
CONTEÚDOS
ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
3º
ANO
- Estudo do eu: história do nome, poesias sobre a identidade, desenho do colega, autorretrato, móbile das coisas que gosta.
- Historia da arte, conhecendo artistas que trabalham com autorretratos, especificamente nesta serie Van Gogh, Tarsila do Amaral.
- Releitura de obras de arte do referido artista
- Cores quentes e cores frias
- Ampliação de figuras
- Noção de espaço
- Mosaico
- Dramatizações
- Musicas
- Danças
- Noção de medidas utilizando a régua
- Folclore brasileiro
4º
ANO
- Manifestações folclóricas, canções, jogos, parlendas, provérbios.
- Criação de máscaras com materiais alternativos.
- Expressão: corporal, gestual, facial e plástica.
- Dobraduras
- Ponto e linha
- Leitura de imagens
- Pintura
- Modelagem
- Mosaicos
- Colagens
- Dramatizações
5º
ANO
- Elementos visuais: ponto, linha, cores, volume, luz e textura.
- História da arte: pré-história (primeiros artistas da humanidade, pintura, arquitetura, modelagem, tintas naturais, pintura em pedra)
- Primeiras civilizações: pré-história e indígena (carta enigmática, história em quadrinhos, pintura corporal, cerâmica, trançados)
- Arte grega (faixas decorativas, desenho do corpo humano, máscaras, caricaturas, surgimento do teatro, deuses gregos)
- Desenho de observação (luz e sombra, volume, natureza morta)
- Musica (paródias, gêneros musicais)
- Teatro (jogos teatrais, improvisação, criação de personagens, apreciação de espetáculos cênicos)
- Dança (estilos musicais e coreografias)
6º ANO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
- Volume, dimensão
e profundidade
- Textura: natural
e artificial
- Ampliação
-Planos, espaço,
luz e sombra.
- Bidimensional
- Tridimensional
- COR
- Cores primárias
e secundárias
- Circulo
cromático
- Cores
complementares
- Monocromia e
policromia
- Análogas
- LEITURA DE IMAGENS
- Tarsila do
Amaral, Portinari e outros artistas.
- ARTE EGÍPCIA
- Alfabeto egípcio
- Papel artesanal
- Papel machê
- Arte na eternidade
- Lei da frontalidade
- Arquitetura
- DOBRADURAS
- Animais e aves
-Lenda do Tsuru
- ARTE GREGA
- Escultura
-Teatro grego
(jogos envolvendo drama, comédia, tragédia, sátira)
-Máscaras
- Mitologia grega
- Cerâmica
- MÚSICA
-Paródias e
gêneros musicais
- TEATRO
-Jogos teatrais,
improvisação, criação de personagens e apreciação de
espetáculos cênicos.
- FILME
- GRECIA, TEMPOS
DE SUPREMACIA
- PERSY JACKSON E
O LADRÃO DE RAIOS
7ª SERIE
- ARTE ROMANA
- Relevos
-Lendas
-Paisagens
-Murais
- Arquitetura (
inovações)
- ARTE CRISTÃ PRIMITIVA
- Símbolos da
arte Cristã
- ARTE BIZANTIA
- Mosaicos
- ARTE ROMÂNICA
- Catedrais
- ARTE GÓTICA
-Vitrais
- Manuscritos
- Ilustração de
livros
- Rosáceas
- Perspectiva
- RENASCIMENTO
-Contexto
histórico
-Desenho dos
tecidos( volume)
-Caricaturas
- TEATRO
- Jogos teatrais, improvisação, criação de personagens,
apreciação de espetáculos cênicos.
- MÚSICAS
- Paródias, gêneros musicais e artistas consagrados dos
períodos (apreciar e identificar).
8ª SÉRIE
- RENASCIMENTO
-Relembrar o
contexto histórico
-Figura humana
- Proporção
- Perspectiva
tonal e linear (Giz pastel, outras técnicas)
- Luz / sombra
-Espaço
-Volume
-Leitura de
imagem: Monalisa e a Última ceia – Leonardo da Vinci
- ARTISTAS
_Leonardo da Vinci
- Michelangelo (O
divino Michelangelo)
- Rafael
Botticelli
- TEATRO
- Dramatizar obras
dos artistas
- BARROCO
- Barroco
italiano: Caravaggio, Bernini
- Barroco Bélgica:
Rubens
- Barroco
Brasileiro: Aleijadinho, mestre Ataíde (filme O aleijadinho)
-Barroco Espanhol:
Velazquez
-Barroco Holandês:
Rembrant,Vermeer ( natureza morta, paisagens)
-Barroco Francês:
La tour, Poussin
- Luz/sombra,
composição, proporção
- Escultura ou
modelagem
- ROCOCÓ
- Evolução da
Moda: França-Antonie Watteau, Itália- Canaletto, Espanha-Gaudí,
Inglaterra-Reynolds, Brasil: Manoel de Ataíde.
1º ANO
- O QUE É ARTE? ( DVD)
- Arte no dia-dia
das pessoas.
- RETOMADA DA HISTORIA DA ARTE ATÉ O ROCOCÓ
- Criar
as faixas decorativas em forma de papel de parede, com seu nome,
características.
- ROCOCÓ
-Contexto
histórico
- Objetos
decorativos ( criação de objetos)
- NEOCLASSICISMO
- retomada da
arquitetura grega e Romana ( maquete das 7 maravilhas do mundo-Cristo
Redentor)
- contexto
histórico
- leitura de
imagens
- Artistas:
França- David e Jean Ingres, Brasil- Pedro Americo
- ROMANTISMO
- Emoções e
sentimentos: Filme Musica do coração
- A música de
diferentes épocas até o Romantismo
-Ritmo e movimento
-Elementos formais
da produção musical: instrumentos, conhecimentos das
partituras/acordes.
-
Artistas: França: Goya, Gericault, Delacroix, Inglaterra: Jonh
Constable, Willian Turner, Brasil: Vítor Meirelles
- REALISMO
- Fotografia ( sobre temas da realidade e depois contextualizar com o surgimento e história da fotografia)
- Contexto do romantismo, artistas e obras
- ART NOUVEAU
- Contexto
histórico
-Produção
cultural e leitura de imagens
2º ANO
- IMPRESSIONISMO ( artistas: Renoir, Seraut, Manet, Degas, Monet, Pissaro)
- PÓS IMPRESSIONISMO (artista: Van Gogh -releitura da imagem: O quarto de Van Gogh)
Toulouse Lautrec: a arte do cartaz: tipos de cartaz, comunicação,
elaboracão e interpretacão dos cartazes.
- EXPRESSIONISMO ( estudo do artista Munch) Leitura da obra: O Grito.
- FOVISMO : Artistas: Henri Matisse (A dança)
- CUBISMO: (Guernica) Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Leger, Vicente do rego monteiro
Diferenciar cubismo analítico e sintético.
- ABSTRACIONISMO : Diferenciar o informal do geométrico. Artistas: Kandinski, Mondrian, Paul klee, Naum Gabo.
3º ANO
- ARTE MODERNA NO BRASIL e no mundo ( futurismo: Giacomo Bala, Umberto Bocioni, Dadaísmo: a memória de Rene Magritte, Surrealismo: Salvador Dali (persistência da memória)
No Brasil: Anita Malfati, Lasar Segall, di Cavalcanti, Vicente do
Rego Monteiro, Tarsila do Amaral, José Carlos de Brito e Cunha,
Vitor Brecheret, Candido Portinari, Cicero Dias, Bruno Giorgi, Jose
Panceti, Flavio de Carvalho, Francisco Rebolo Gonzalez, Alfredo
Volpi, Clovis Graciano, Aldemir Martins, Heitor dos prazeres,
Djanira da Mota e Silva, Mestre Vitalino, Lygia Clark, Mario
Vieira, Francisco Brennard, Helio Oiticica,Cacipore Torres, Rubem
Valentim, Franz krajceberg, Daniel Senise, Luiz Saciloto, Lothar
Charoux. Vídeos de : Oswaldo Goeldi, Carlos Scliar, Fayga Ostrower,
Maria Bonomi.
- ARTE CONTEMPORÂNEA: Performances, instalações, outdoors, painéis, arte ambiental...
- POP-ART e OP ART: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Bridget Riley e Victor Vassarely.
- MINIMALISMO-
- ARTE CONCEITUAL-
- ARQUITETURA
Pesquisa da evolução
arquitetura na historia da humanidade.(maquetes)
- ARTE PÓS- MODERNA : Performances, instalações, outdoors, painéis, arte ambiental...
- CATARINENSE.
Pesquisa de artistas catarinenses: Eduardo Dias, Victor Meirelles,
Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Heidy de Assis Correa, Joarez
Machado, Willy Zumblik, Silvio Pliticos, Friedrich Alt, Vera Sabino,
Eli Heil, Ernesto Meyer Filho, Lenice Weis, Luiz Carlos Presente,
Carla Carvalho, Rosa Werner, Maria Clara Fernandes, Alexandre
Antunes.
TURMA 200- AGRONEGÓCIO
- ARTE NO DIA-DIA.
- ARTE E MÍDIAS
- PROPAGANDA E PUBLICIDADE, COMO ARTE, COMO PRODUTO
- RECURSOS AUDIO VISUAIS E SENSIBILIDADE ESTETICA
- LEITURA DE IMAGENS E RECONHECIMENTO DOS ELEMENTOS VISUAISE SUPORTES
- INOVAÇÕES DA ARTE. NOVAS TECNOLOGIAS
- MUSICA E ATITUDES DO COTIDIANO
- COR E CONTEXTO ( MONOCROMIA, CONTRASTE, POLICROMIA, GRADAÇÃO, PERSPECTIVA LINEAR E TONAL)
- LOGOMARCA E SLOGAM
- CRIAÇÃO DAS HISTORIAS EM QUADRINHOS-PERSONAGENS, DIAGRAMAÇÃO, ONOMATOPÉIAS
TURMA 300 –
AGRONEGOCIO
- ARTE COMO PRODUÇÃO E AQUISIÇÃO DE CULTURA.
- ARTES VISUAIS: EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
OBJETO DE APRECIAÇÃO
PRODUTO CULTURAL E
HISTORICO
- MUSICA: SOM E MOVIMENTO
EXPRESSÃO E
COMUNICAÇÃO
PRODUTO CULTURAL
- CENICA: PRODUÇÃO COLETIVA
EXPRESSÃO E
COMUNICAÇÃO
PRODUTO CULTURAL E
APRECIAÇÃO
- ARTE NO COTIDIANO: ILUSTRAÇÕES
- ESCULTURAS
-OUTDOORS
-PAINÉIS
ELETRÔNICOS
- DINÂMICAS DE
GRUPO- CRIATIVIDADE, ATENÇÃO, VALORES
-ORALIDADE-ORATÓRIA,
DISCURSSO E DECLAMAÇÃO
- EXPRESSÃO E
POSTURA FACIAL
- LINGUAGENS VISUAIS
- ESCULTURA
- PINTURA
- GRAVURA
-DESENHO
-FOTOGRAFIA
-INSTALAÇÃO E
MONTAGEM
-ARQUITETURA
AVALIAÇÃO
A avaliação
busca ser constante, levando sempre em consideração o
desenvolvimento do educando, dentro de suas possibilidades, enfocando
aspectos qualitativos e quantitativos. A arte procura proporcionar o
contato com suas diferentes linguagens, permitindo o desenvolvimento
da metodologia de Ana Mae Barbosa,(reflexão, fruição e
contextualizacão).
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