sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A ARTE QUE VEM DA NATUREZA

PROBLEMA: Como fazer com que os educandos percebam as maravilhas existentes na natureza em suas formas, cores, cheiros, sons bem como possibilidades de criações oriundas do que não lhe é mais "útil"?

JUSTIFICATIVA: A arte antes de mais nada é sentir, perceber, refletir e agir. Temos ao nosso alcance a obra de arte mais completa e perfeita que é a natureza. Poucas vezes nos permitimos entrar nesta bela obra e senti-la. Por ela ser tão maravilhosa, mas tão descuidada, despercebida e aos poucos perdendo sua originalidade, precisamos de alguma forma provocar a humanidade para esta questão. Pela educação, na infância, despertamos a sensibilidade e a consciência para as mais diversas questões que afligem o nossso palneta, aqui em especial a do meio ambiente. A arte pelas suas características permite ao ser humano expressar suas percepções, sensações e reflexões de forma criativa. Optamos por este tema, pois daria continuidade aos assuntos estudados no bimestre anterior, bem como abrangeria os conhecimentos e conceitos das demais áreas do conhecimento. Por meio de sensibilizações será possível
provocar percepções e reflexões sobre como vemos a natureza e quais são as nossas ações para com ela, sejam elas positivas ou negativas. Apartir daí, desenvolver idéias criativas de usufruir a natureza, sem agredi-la.

OBJETIVO GERAL:Proporcionar aos educandos momentos de sensibilização, observação percepção, reflexão e criação sobre a natureza, envolvendo várias linguagens de expressão artística(música, desenho, pintura, teatro, criações tridimensionais).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Sensibilizar através de sons ligados à natureza promovendo um momento de relaxamento e de encontro com as mais diversas sensações e imagens possíveis;
  • Retratar suas percepções-imagens sobre a natureza onde vivem ou percebidas-sentidas;
  • Investigar e coletar diferentes materiais produzidos na natureza, possíveis de criação sem agressão;
  • Realizar criações com os diferentes materiais coletados;
  • Refletir sobre as produções e materiais utilizados, bem como avaliar criticamente cada produção com respeito e valorização;
  • Criar e apresentar peças teatrais envolvendo o tema;
  • Pesquisar sobre o artista Franz Krajcberg conhecendo assim sua vida e obra, relacionando com suas prórpias produções e análises;
  • Expressar as diferentes agressões que a natureza vem sofrendo.

CONTEÚDOS

VISUAIS: Desenhos de memória, imaginação, pintura, criações tridimensionais, colagens, leitura de imagem, elementos que compõem as obras e criações(linhas, pontos, formas, cores, materias, texturas), conhecimento das produções nacionais, respeito e valorização das produções locais e individuais.

TEATRO: Produção de texto, caracterizando personagens, criando cenário envolvendo o tema.

MUSICA: Basear-e-á nas produções já existentes, usando como fundo musical no teatro ou com elemento integrador da obra teatral, podendo ser reinterpretada ou usado gravação.

ATIVIDADES

  • Sensibilização com música, relaxamento.
  • Desenho sobre as diferentes percepções do relaxamento.
  • Pesquisa e coleta de materiais "descartados" pela natureza ou extração de partes dela que não viessem prejudicar o meio em que viviam(cascas, carroços, sementes, galhos caídos, folhas secas).
  • Análise dos materiais coletados e discussão sobre possibilidades de criação com estes materiais.
  • Em duplas criação de objetos, instrumentos, ornamentos...
  • Exposição e avaliação das criações, com registro.
  • Pesquisa sobre o artista Franz Krajcberg, vida e obras.
  • Contextualização com a natureza local, estabelecendo relações entre as criações e as obras do artista, bem como o ponto de vista do mesmo.
  • Expressar através da pintura como a natureza local se apresenta, baseando-se no título do livro de Krajcberg "Revolta", representando os abusos que percebem contra o meio ambiente e que os revolta. ( Será necessário que cada um investigue anteriormente nos locais onde vivem)
  • Exposição e avaliação
  • Produção e apresentação de peças teatrais envolvendo o tema, incluindo músicas sobre o mesmo como fundo musical.

CRONOLOGIA: 3º e 4º Bimestres

TURMA: 4ªsérie

RECURSOS: Aparelho de som, CDs, folhas de ofício, lápis de cor, giz de cera, materiais recolhidos da natureza, cola quente, fita, arame, laboratório de informática, câmera digital, cartolina, tinta guache, pincel, cola e outro a serem selecionados pelos educandos.

AVALIAÇÃO: Acontecerá no desenvolver das atividades e ao final de cada atividade onde serão expostas as criações e avaliadas, primando sempre pelo respeito e valorização das diferentes produções, contextualizando com os conhecimentos interdisciplinares e o das artes a nível de Brasil e de mundo.


PROFESSORA CLECI MARIA WATHIER DA SILVA

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VIVER EM EQUILÍBRIO

Por natureza, somos seres que vivemos em grandes contradições e conflitos. Estas promovem inúmeras possibilidades em nossas vidas, seja para nos fazer pensar, repensar, mudar atitudes e conceitos, ou nos desequilibrar, promover conflitos entre o que somos, queremos ou fazemos. Para que possamos conviver melhor com estes nossos conflitos, e buscar o equilíbrio tão necessário à nossas vidas, precisamos aceitar antes de tudo nossas limitações, fraquezas, dúvidas, incertezas...

Somos diferentes uns dos outros, em nosso modo de ser, pensar, agir. Não podemos impor as nossas verdades, formas de ver o mundo, como a única possibilidade existente. As pessoas que impõem um único padrão de conduta, um único ponto de vista sobre as coisas, ainda não perceberam a complexidade que é a vida do ser humano. Pessoas que costumam ditar regras, escondem nelas suas próprias inseguranças, impondo certezas que eles próprios não possuem ou não são capazes de por em prática.

Uma das aprendizagens mais difíceis da vida é conseguir desfazer-se de conceitos, modelos, que pareciam ser definitivos e aceitar conhecimentos mais provisórios, incertos, incompletos. Deste modo, estar aberto para aprender com o outro e ser "objeto" de aprendizagem do outro, permite se permitir a aprender a viver a vida a cada dia de que cada vivência se torne significativa.

Aceitar contradições, saber viver nelas e com elas é essencial para o nosso crescimento enquanto ser humano e inclusive uma forma de superá-las, promovendo um equilíbrio maior e consequentemente viveremos muito melhor, mais felizes.

CLECI M.W. DA SILVA-NOV/2008

CURSO DE LINUX EDUCACIONAL

Sou Cleci, professora de artes. Adoro novidades, experimentar desafios. A arte me possibilita isto. Tenho a oportunidade agora de compartilhar estas possibilidades, as criações desenvolvidas pelos educandos que também se desafiaram e sentiram a alegria da criação, da significação única e singular